Abrir um novo negócio é um sonho para muitos, mas o caminho até o sucesso pode ser repleto de desafios. A burocracia, a falta de capital inicial e o desconhecimento sobre gestão e planejamento são algumas das principais dificuldades que os empreendedores enfrentam logo no início da jornada. Sabendo disso, empresas especializadas em suporte aos novos negócios surgiram para ajudar quem está começando, e uma das mais reconhecidas no Brasil é o SEBRAE. Com consultorias, capacitações e diversas soluções voltadas para pequenos e microempresários, o SEBRAE oferece o “empurrãozinho” necessário para transformar ideias em negócios sustentáveis e competitivos no mercado.
O QUE É O SEBRAE?
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma instituição brasileira que oferece apoio e suporte ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas no Brasil. Fundado em 1972, o SEBRAE tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade e fortalecer os pequenos negócios por meio de consultorias, capacitação, cursos, eventos e acesso a financiamentos. Ele atua em diversas áreas, como planejamento, marketing, inovação, gestão financeira e digitalização, ajudando empreendedores a melhorar sua performance e se manter no mercado.
COMO SURGIU A FEIRA DO EMPREENDEDOR?
A Feira do Empreendedor surgiu a partir da ideia de oferecer, aos empreendedores com menor poder aquisitivo, a possibilidade de adquirir máquinas e equipamentos ou abrir negócios de baixo investimento inicial. Sem a pretensão de se transformar em um evento que viria a ser adotado por todo o Sistema SEBRAE, foi montada, no Centro de Convenções de Recife, a primeira Feira do Empreendedor e desde então houve várias edições. Em mais de 30 anos de história, a Feira do Empreendedor é um verdadeiro sucesso em todo Brasil.
As feiras acontecem anualmente ou bianualmente em diversas regiões do país, podendo ser na capital ou cidades polo do interior. Cada evento movimenta a economia local e incentiva o empreendedorismo.
O evento é voltado para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas.
A Feira traz sempre uma programação recheada de produtos, serviços e soluções, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, orientações, consultorias e atendimentos sobre as áreas mais relevantes para os empreendedores, como o marketing, finanças, tendências de negócios, inovação e exportação.
OBJETIVOS DA FEIRA DO EMPREENDEDOR
VANTAGENS DE PARTICIPAR DA FEIRA DO EMPREENDEDOR
Geração de ideias:
O evento é uma oportunidade para promover a exposição de todos os produtos e serviços do Sebrae, e traz conhecimento, inspiração, ideias, oportunidades de negócios e aperfeiçoamento de habilidades empreendedoras.
O Sebrae busca fomentar a cultura do empreendedorismo adaptado a cada realidade dos estados brasileiros, ajudando empresas a expandirem seus negócios e conectando os empreendedores com empresas de médio e grande porte.
Oportunidades de negócio:
Os empreendedores que já possuem um negócio próprio ou estão em processo de estruturação são os principais participantes da Feira do Empreendedor. Os expositores do evento oferecem produtos e serviços voltados para outros negócios, como sistemas de gestão, equipamentos e outros serviços que trazem diversas oportunidades de conexão e geração de negócios com outras empresas.
Networking:
A troca de informações e ideias é um dos principais benefícios trazidos pelo evento. As conexões criadas no evento permitem que surjam insights do mercado, como demandas por um produto ou serviço, o que pode gerar uma ideia de negócio. Além disso, o networking construído proporciona novas parcerias entre marcas para o desenvolvimento de seus negócios.
Melhoria no ambiente de negócios:
Além de incentivar o empreendedorismo, gerando novas oportunidades de negócio e trazendo novas pessoas para empreender, a Feira do Empreendedor ainda gera inovação para o mercado e traz diversos benefícios para a economia local e nacional. É por meio do empreendedorismo que surge a solução de problemas, suprimento da demanda e necessidades do mercado, bem como criação de novos produtos e serviços.